VIVÊNCIA

****************************** (¸.•´♥♥.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`.* (¸.•´♥♥.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`.* (¸.•´♥♥******************************
dificil ñ é lutar pelo q mais se quer e sim desistir do q mais se ama!
Se desistir, que não seja por não ter forças para lutar.
Mas sim, por ñ ter mais condições de sofrer!!!
****************************** (¸.•´♥♥.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`.* (¸.•´♥♥.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`.* (¸.•´♥♥******************************

SEUS SONHOS

****************************** (¸.•´♥♥.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`.* (¸.•´♥♥.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`.* (¸.•´♥♥******************************
" NÃO CONTE SEUS SONHOS PARA AS PESSOAS, PORQUE ELAS PODEM QUERER ROUBÁ-LOS; CONTE-OS PARA DEUS, PORQUE ELE PODE REALIZÁ-LOS "
****************************** (¸.•´♥♥.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`.* (¸.•´♥♥.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`.* (¸.•´♥♥******************************



TERRENO DO CORAÇÃO

Para entrar no terreno de um coração é preciso ter o mapa que nos mostre as armadilhas, os atalhos, os abismos... Ao pisar no terreno de um coração é preciso ter muita calma para não destruir as flores, para não se perder nos amores, nos amores por ele vividos, nos amores por ele sonhados, idealizados... Pois um coração é assim: às vezes é o labirinto do qual não conseguimos sair, às vezes é o portal fechado que não nos deixa entrar! Há que se ter muito cuidado quando alguém nos abre a porta do seu coração. Cuidado para saber entrar, E , se necessário, saber sair... Sem destruir, sem derrubar. E plantar uma bandeira, no maior monte, escrito assim: - Estive aqui, fiz e fui feliz!!! (Lenda dos índios Sioux)

Meus olhos...

Meus olhos...

31 de mar. de 2007

30 - Vencendo Obstáculos


Eu não tinha condições de sair para procurar um emprego, estava muito desanimada e não me achava preparada.
Nessa época conheci mais uma vizinha no prédio: a Gorete, que tinha uma empresa, junto c/ o companheiro dela, de prestação de serviços em telefonia, e trabalhei um tempo c/ eles.
Mas não dava certo trabalhar c/ eles pq eles brigavam demais, e por mais que eu não tivesse nada a ver c/ o problema deles, eu acabava me envolvendo.
Ela fazia um serviço a parte na casa dela de prestação de contas, de telefones por ramais, para condomínios e aprendi a fazer tb, e dessa forma resolvi trabalhar em minha casa. Como eu não tinha como comprar um computador novo, nem usado, vi um anúncio de trocas no jornal e acabei trocando meu vídeo cassete e um vaporetto que eu tinha em casa, por um computador de 2ª mão e uma impressora tipo geringonça. Nossa, ele era horrível, sabe aqueles computadores, c/ a letra verde fosforecente que doi a vista? Então ele era assim (Um compac). E Como ainda não existia o sistema Windows eu usava o Lotus 1, 2 e 3, e o formax que o Dú tinha instalado para mim, eu já sabia lidar c/ esse programa, pq quando eu ensinei para ele a escrita fiscal, ele tinha me presenteado c/ um disquete c/ esses programas, e eu usava esse programa quando trabalhava na Cacique, para fazer folhas de pagamento. Então fui atrás de grupos de ramais por condomínio e consegui que 08 condomínios me contratassem, para fazer as separações de contas. E logo a seguir troquei aquele monitor que doía a vista por um pb e assim consegui me manter por um tempinho c/ os meninos em casa. Inclusive o Juninho naquela época já estava c/ 11 anos e ele acabou aprendendo sozinho a lidar c/ computador, chegou a dar del tree no meu cp, aliás não só no meu mas no da Gorete tb, sumindo c/ o sistema, mas tudo foi valido. O Dú foi lá e arrumou tudo de novo pra gente.
Um ano depois a Luci me perguntou se eu não queria trabalhar de secretária p/ o esposo da chefe dela, que era engenheiro, no mesmo prédio que ela trabalhava, lá no Itaim Bibi. Aí fui lá fiz uma entrevista e na segunda-feira seguinte começei.
E o Juninho como já sabia fazer as separações de contas de ramais, continuou em casa c/ esse serviço, aprendendo cada dia mais e mais a lidar c/ um CP. E c/ o tempo foi aprendendo e transformando aquele CP e sempre melhorando-o.
Era legal trabalhar no escritório de engenharia. Eu e a Luci, iamos almoçar juntas todos os dias, e nas sextas-feiras davamos uma esticadinha até a Av. Paulista, pra descontrair um pouquinho.
Naquela época chegamos a conhecer uma dupla Sertaneja, (Tito e Fabio) que veio lá de Goiás, mas que não fez sucesso em SP, e acabamos sendo guias turísticas deles, foi muito divertido isso, porque eu não suportava e nem suporto até hoje, música sertaneja, e vivíamos pra lá e pra cá c/eles naquela Van toda colorida.
Trabalhar c/ o Engenheiro Eduardo, foi muito bom, pq aprendi muitas outras coisas lá, principalmente a trabalhar c/ planilhas de custos, orçamentos, fazer compras, cobrança, posicionamento de serviços, trabalhar c/ os bancos, c/os lançamentos diários, lidar c/ clientes da mais alta sociedade e ficar bem atualizada e instruída. Eram muitos clientes. Só era ruim e deprimente ficar sozinha naquele escritório praticamente o dia todo, pq o engenheiro ficava mais nas obras. E por mais trabalho que tivesse, estar sozinha não era a minha praia. Pra vc ter uma idéia nem fumar lá podia. Tinha uma área reservada para fumantes, por andar. Era um prédio cheio das frescuras, dos crachas e cheio das nove horas tb. E era raro eu ir para aquela área, pq eu não podia deixar o escritório vazio, o telefone tocava toda hora e o engenheiro era muito extressadinho tb!
Passei por várias situações embaraçosas naquele escritório , além de todo erro que ele cometia ele ainda jogava a bronca pra cima de mim, pq chefe não erra, e para ele não ficar mau c/ os clientes, a bucha sobrava pra mim, e enfim eu sempre, para os clientes era culpada das gafes dele. (mas no fundo, no fundo eles sabiam a verdade!)
Na sala dele tinha uma árvore da fortuna que as suas folhagem saíam pela janela e era muito raro dar para fechar no lugar que ela estava, pq o escritório todo era rodeado de Vidros de janelas e quase não tinha paredes. Era um luxo só. Aliás ele além de engenheiro era arquiteto tb. Então dá pra imaginar o perfeccionismo dele, né?
Mas o dia que ele conseguiu me tirar do sério mesmo, que me fez ter vontade de agarrar o pescoço dele foi o dia que ele chegou e me disse: meu Deus minha plantinha vai morrer (a plantinha era aquela árvore gigantesca) Ela etá c/ umas folhinhas amareladas, vc não está cuidando bem dela (toda planta tem sua época, e geralmente no inverno as plantas costumam ficar meio sem vida mesmo, dependendo da espécie). Aí ele continuou: Ju presta atenção, eu não vou te perdoar se esta minha plantinha morrer, pq além de regá-la, vc tem que conversar c/ ela tb, para poder estimulá-la, e a partir de hoje quero que vc prometa que vai dedicar mais tempo a ela.
Eu só fiquei parada olhando para a cara dele (então pensei: eu não estou ouvindo isso) Nisso o celular dele toca, ele atende e diz que vai sair e não voltará mais aquele dia. Sorte dele mesmo não ter voltado...
Só me faltava essa agora: bancar a retardada conversando c/ uma planta. Mas não vou dizer pra vc que não bati um léro c/ ela, pq bati. Cheguei bem perto dela e disse: Sua filha da puta, se vc resolver morrer eu serei a culpada??? Antes disso, te arranco daí e te jogo pela janela...Só me faltava essa.
O Dú ia muito lá em casa e nesse tempo ele tinha me dito que estava trabalhando na Top Therm (empresa da iogurteira e do iogurte natural) que todos os dias tinha a propaganda dela, no programa da Ana Maria Braga, na Tv Mulher e outros canais e ele me disse que trabalhava somente meio período e dava pra tirar legal como telemarkenting, pq era um serviço bem remunerado, porém sem registro. Fiquei pensando e disse pra ele que se aparecesse alguma vaga lá para ele me ajudar a conseguir uma entrevista, e não custava tentar.
Nessa época eu estava mais em contato apenas c/ duas amigas: a Gel e a Gorete, e nas horas vagas vivíamos juntas, a noite e tb nos finais de semana, alugávamos filmes e da-lhe drama, comédia, aventura, suspense.
A Gorete tinha dito para mim que tinha um irmão que se mudara para a Cidade de Garça, que ficava entre Marília e Baurú, a 450 Kms da Capital, e me perguntou se eu não queria ir com ela um dia, para Garça para visitar a cidade e eu disse que sim, afinal fazia tanto tempo que eu não saía para canto nenhum, que a idéia era boa. Então quando apareceu um feriado que era dia 1º de maio e caía em uma sexta-feira, resolvemos viajar na 5ª a noite, para visitar o irmão dela: O Cido e a cunhada dela a Suzi, e conhecer a Cidade tb.
Eu simplesmente me apaixonei por Garça, uma cidade aparentemente calma, cheia de muito verde, uma cidade extremamente limpa, sem trânsito nenhum, sem problemas de enchentes, violência, enfim uma cidade que não parece estar dentro dos parâmentros de SP. Conclusão sonhei c/ essa cidade, por muito tempo e a ânsia de sair da Capital foi crescendo mais e mais. E eu ficava na Capital sonhando em sair da cidade grande e ir para o interior, esse sonho até me perturbava, de tanto que eu queria isso. E nós sempre estavamos em contato c/ o irmão dela e com a cunhada que estavam em Garça, via fone. E eu sempre dizia pra Suzi, que desde quando eu tinha ido para a cidade dela, sonhava em morar nela tb e a Suzi sempre apoiando dizendo, vem sim, que pra tudo se dá um jeito, se resolver me avisa que ajudaremos vcs em tudo que precisarem, e a Gorete tb começou a sonhar c/ isso, mas isso pelo fato de eu falar tanto de Garça pra ela, e acabou abraçando essa idéia tb. Chegamos a ir de novo pra lá em outro feriado, só que desta vez fui c/ planos para morar nessa cidade e fui sondar preços de casas, de terrenos e aluguéis tb. E voltei p/ SP com sonhos redobrados, para me mudar
Eu conversava c/ Deus quase todos os dias, pedindo que me desce discernimento e me guiasse, por meus caminhos tão atribulados, eu queria tão pouco e não sabia como mudar minha vida totalmente
E todas as noites antes de dormir, dirigia uma prece a Virgem Maria, que se fosse para dar certo, que ela voltasse a interceder por mim, para que eu conseguisse ir embora, para onde eu tanto sonhava
Depois de um certo tempo trabalhando c/ o engenheiro, fui chamada p/ uma entrevista na Top Therm e fui convidada a trabalhar c/ eles. Digo convidada, pq lá ninguém tinha vínculo empregatício e como eu já estava de saco cheio daquele engenheiro, fiz de tudo pra ser demitida, e pra não perder meus direitos, até pegar no sono no serviço eu peguei. Tudo propositalmente. Sentei na cadeira dele e dormi, pouco antes do horário de ele chegar e quando ele chegou e abriu a porta me pegou dormindo rsrsrsrs
Ai que sono gostoso, eu consegui tirá-lo do sério ao ponto de ele perceber que eu não estava nem um pouco satisfeita em trabalhar c/ ele, era muita exigência, para o que eu ganhava e sabia que por mais que eu me esforçasse estaria sempre do mesmo modo. Consegui que ele fizesse um acordo comigo e fui trabalhar na Top Therm.
Na Top Therm eu trabalhava das 12:00 as 16:30 e se quizesse entrar no período da manhã tb podia pq tinha mídia de 03 a 04 vezes por dia, na Tv, e a gente vendia conforme o anúncio aparecia, e os telefones tocavam em disparada, muita gente querendo informações para comprar. A empresa ficava lá no Morumbi, na Berrini. Longe tb, mas compensava e eu acabei fazendo o período da manhã tb, pq eu pegava um ônibus fretado que saía do metro até a empresa. Era muito comodo, inclusive nesse onibus tb fiz muita amizades e toda sexta-feira era dia de festa, a maior bagunça, até amigo secreto e inimigo indiscreto faziamos no ônibus nas épocas de natal e até dançavamos no corredor do ônibus. Era assim: 2º feira quando entravamos no onibus ninguém comprimentava ninguém, todo mundo emburrado e extressado, na 3º todos se cumprimentavam, na 4º trocavamos algumas palavras, na 5ª combinávamos o que iriamos fazer na sexta e na 6ª o onibus era uma perfeita bagunça desde o período da manhã. Levavamos, cerveja em lata, refrigerante, vodka, martini, amarulla, e até salgados. rsrsrs
Trabalhei na Top Therm 02 anos, quando fazia 1 ano que eu estava lá, arrumei para a Gorete ir pra lá tb e ela foi.
Fizemos amizades, nessa empresa tb, mas não eram amizades muito fortes não, não dava para se apegar a ninguém, por causa de turnos variáveis. Amizade mesmo só as do fretado, que íamos pra lá.
Durante esse tempo que trabalhei na Top Therm, eu usava muito o CP em casa e conheci uma pessoa pela NET, no programinha do Odigo, e tb no ICQ, que era o mais usado na NET, o Edson E P, depois de nos falar-mos mais de 06 meses pela NET, marcamos um encontro, no Shopping Tatuapé, gostamos um do outro, no 1º momento que nos conhecemos e começamos a namorar. O Edson tb pra variar era 10 anos mais novo que eu, mas eu me sentia mais nova que ele. Ele foi a pessoa que mais paz me trouxe, ele era sério porém muito seguro do que queria e trouxe uma certa segurança para mim, pela maneira c/ que ele enxergava a vida. E eu gostava disso. Aliás eu precisava disso.
Eu vivia pendurada na NET, afim de saber se conseguia encontrar parentes por ali e conversava tb c/ outras pessoas e conheci outra pessoa de nome Rodrigo P. Santoni, e só o conheci pq nossos sobrenomes eram iguais, e fiz bastante amizades c/ ele tb e ele era 11 anos mais novo que eu. Ele sempre me telefonava, marcava encontros, mas eu nunca ia. rsrsrs Inclusive cheguei a deixá-lo bloquado por um bom tempo pq eu estava namorando c/ o Edson e eu não queria que ele sentisse ciúmes desse meu contato c/ o Rodrigo, por causa dos encontros que ele tentava marcar, mas não era só c/ o Rodrigo que eu falava não, tinha o Tino tb que tinha meu sobrenome, mas esse estava nos EUA, era casado e fiz amizade c/ a esposa e filhas dele tb, e sempre nos tratamos como parentes. Falava c/ o Décio S, c/ o Marcelo J, que foram meus primeiros amigos virtuais (mas amigos, somente isso)
Voltando ao pessoal do fretado:
Uma vez eu começei a contar para a Roseli, uma amiga do onibus, a história de minha vida e ela foi a 1ª que me disse: caramba, vc deveria de escrever sua história rsrsrsrs. Eu estava contando pra ela a história de como roubaram meu carro e ela não acreditava no que estava escutando. Foi quando ela me disse: Ju pelo amor de Deus, com tantos problemas que vc ajuda os outros a resolver, c tantas saídas que vc dá para as pessoas se mexerem, vc não conseguiu resolver esse seu problema pq???
Vc sabia que eu recebia multas do carro, na minha casa? E não fazia nada? De tanto desgosto que eu sentia de lembrar daquele tempo?
Conforme ela fez essa observação, eu resolvi me mexer. Naquela mesma noite fui para o CP e resolvi redigir um e-mail c/ cópia para todos os departamentos de estradas e rodagens, a todos os Detrans e Polícia Rodoviárias, do Brasil, contando a minha história do carro, observando um último detalhe que foi essencial: Como vcs podem, parar um carro, multar e não verificar a chapa do mesmo, p/ saberem que o carro é roubado???
Enviei esse e-mail em uma 3ª feira. Para a minha surpresa, na 5ª feira recebi um retorno do Comandante da Polícia de Estradas e Rodagens de Santos, dizendo em seguida: Encontramos seu carro e solicitamos que a Sra. venha ao pátio de Santos, para fazer a retirada do mesmo. Encontrei meu carro!!! Dois anos depois de ele ser roubado... Nossa eu não acreditava, no que estava lendo.
No dia seguinte, eu, a minha mãe e o Edson, fomos de ônibus para Santos. Nossa, precisamos passar em tantos departamentos, para a liberação do carro, que vc nem calcula a burocracia que foi, sem contar nas taxas que eu tive que pagar, até guincho estava incluso e estadia no pátio tb. E só depois desse pagamentos que seria liberado para que eu visse o carro e retirasse tb.
Depois de toda a papelada preenchida e paga, me deram o endereço do pátio onde ele estava. Aquele dia chovia muito. Chegamos ao pátio, e para o meu espanto e desespero, nele existiam muitos carros e praticamente todos, arrebentados, batidos e só lataria. Fiquei em estado de verdadeiro pânico, quando vi aquilo.
Quando entreguei o documento ao garagista do local, ele me perguntou a chapa do carro, ele foi verificar no livro, e pediu para que eu assinasse o mesmo. Assinei e perguntei: Como ele está? Ai ele respondeu: Vixi, nem te conto.
Eu já pensei: Tudo em vão.
Ai ele disse: quem vai comigo buscá-lo, pq ele tá lá pra traz.
Ai minha mãe disse: Eu vou
E eu fiquei parada ali c/ o Edson só olhando minha mãe indo lá para o fundo da garagem, por de tráz de um monte de latarias enferrujadas.
E para o meu espanto novamente, o carro virou de traz, das latarias, com minha mãe dirigindo: completamente intácto, c/ pintura nova e todo insufilmado. O carro estava mais bonito do que era, na época que eu foi roubada. E detalhe, todos os documentos estavam c/ ele, até o de compra e venda
Minha alegria era enorme, e desta vez chorei de tanta alegria.
Voltamos de Santos c/ ele em estado perfeito. E logo que chegamos eu liguei p/ a advogada, para contar o que aconteceu e dizer tb, que eu queria devolvê-lo a financiadora para quitar aquela dívida. Foi quando ela me disse: Presta atenção em uma coisa que vou lhe dizer: O Mundo deve, o Brasil deve, não devolva esse carro. Quem fez a ocorrência foi vc e seu caso está para caducar, perante a justiça, fique c/ele, pq ninguém além ou melhor que vc tem mais direitos sobre ele.
Fiquei c/ o carro, mas sabe o que é vc estar c/ uma coisa que vc não se sente bem? Era assim que eu me sentia!
Lá em casa, o Juninho era muito amigo Edson, eles se davam muito bem, existia muito respeito entre ambos, e o Flavio não sei se era por ciúmes, já não tinha tanto entrossamento. Mas tb era pelo fato de tanto o Edson quanto o Juninho viverem pendurados no CP. O Edson era programador e ensinava o Juninho, tudo que sabia e olha que ele só tinha 12 anos!
O Nê tb gostava muito do Edson e isso tb me deixava feliz. Como é maravilhoso, estar c/ alguém que realmente mostra interesse pelos seus...
O Flavio sempre foi muito selvagem, indomável e distante a apegos, ele tem o espírito muito rebelde, aliás eu sempre tive problemas c/ ele de comportamento na escola e na vizinhança, enfim sempre muito levado e de língua afiada, porém c/ um coração gigante. Totalmente o oposto do Juninho e do Ne, que sempre foram muito caseiro.
Um certo dia, bem próximo a Páscoa, estavamos eu o Edson, o Flavio e o Juninho jogando baralho, na mesa e o Flavio fazia parceria comigo no jogo, então eu joguei, sem querer uma carta errada na mesa. Putz que falta de atenção a minha, isso acabou dando pano pra manga.
O Flavio simplesmente me diz o seguinte: nossa que burra, vc é!
Foi a gota d água para o Edson ele levantou, deu um tapão na mesa e foi em direção ao Flavio dizendo: Eu não admito essa falta de respeito que vc tem c/ sua mãe, isso é uma agressão e nenhum filho tem o direito de ofender uma mãe do jeito que vc ofendeu agora. O Flavio sempre se sentiu o Bam bam bam de casa, mas aquele dia ele ficou branco, pálido c/ a reação do Edson.
Não que o Edson não gostasse dele, pq sempre prestei atenção a esses detalhes, é que o Flávio sempre teve um temperamento autoritário e libertino.
Até eu me assustei c/ aquela reação e isso me valeu a separação c/ o Edson, pq por pouco ele não avançou no Flavio. De certa forma eu deveria ter deixado, mas isso é hoje que penso.
Eu pedi para o Edson me dar um tempo e ele foi embora, mas ciente que nosso tempo de namoro tinha se acabado. Foram 02 anos maravilhosos, ao seu lado
Fiquei muito triste, o Juninho e o Nê não se conformaram c / o que fiz e ainda escutei: Mãe, o que vc fez? Largou do Edson, pq ele te defendeu? Como vc pode fazer isso? Eu adoro o Edson e ele tb adora a gente.
Ser mãe, infelizmente tb é, proteger e eu senti naquela hora, que o Flavio e o Edson poderiam se desentender pior mais tarde, então resolvi abdicar, de alguém que me fazia muito bem, porém quis evitar problemas futuros...
E quando o Edson tentava uma reaproximação, eu me esquivava.

Um comentário:

Anônimo disse...

E se privar de ser feliz?

Meu cantinho no recanto: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/esstemp

Contador de curiosos à partir de 27/04/2007 KKK


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

On-line

web tracker

desde: 23/12/2007 - Visualizado em:................................................................